Apresentação

V SIMPÓSIO DE POLÍTICA E CULTURA: culturas políticas e práticas sociais

26, 27 e 28 de setembro de 2012 – Vassouras, RJ




O Programa de Mestrado em História Social da Universidade Severino Sombra (USS), em parceria com outros centros de pesquisa e ensino, vêm, desde o ano de 2005, procurando garantir um espaço de reflexão, de discussão e de intercâmbio com outras instituições, através dos seus Simpósios de Política e Cultura, de âmbito nacional. A partir deste ano, o evento começa a se ampliar para o âmbito internacional, com a participação de dois conferencistas estrangeiros: os professores doutores Luís Alberto Marques Alves e Bruno Monteiro, ambos da Universidade do Porto, Portugual.

O evento se organiza em torno de mini-simpósios coordenados por professores do Programa e de outras instituições e se estruturam a partir de temáticas relativas às pesquisas atuais dos professores.


Temática: Culturas políticas e práticas sociais

A História Social, nossa área de concentração, renovou-se através de um novo leque de objetos, metodologias e, também, com a exclusão dos chamados “objetos universais”, permitindo a definição precisa do objeto abordado. A renovação da História Social também compreende o diálogo com outras instâncias que percorrem o social histórico, stricto senso. É nesse sentido que nosso Programa desenvolve as linhas de História Política e História Cultural. Para aprimorar esses diálogos, elegeu-se como temática geral da quinta edição do simpósio o tema “Culturas políticas e práticas sociais”.
O conceito de “cultura política” é cada vez mais utilizado no discurso historiográfico, ora para destacar estratégias comunitárias e individuais de mobilidade social, ora para abarcar diversas diretrizes de governabilidade. A partir deste conceito reflexões sobre relações de poder se tornaram mais refinadas ao enfocarem as atuações e comportamentos de diversos agentes e instituições. Cabe destacar que diversas práticas sociais e suas tensões também possuem um lócus privilegiado na atual historiografia, com uma ampla apropriação de conceitos e categorias pertinentes a outras disciplinas, como a antropologia, a sociologia, a história da arte ou a linguística. Vinculadas a este amplo leque, as discussões sobre retórica, hierarquia, representação social, memória e território são algumas das que hoje dominam a produção da história social, área de concentração do Programa de Pós-Graduação da Universidade Severino Sombra. Neste sentido, o V Simpósio de Política e Cultura, conforme sua reconhecida integração, reunirá pesquisas em que as culturas políticas e as práticas sociais entrem em cena.