Mini-simpósios


1- Culturas políticas
Coordenação:
Profa. Dra. Surama Conde Sá Pinto (UFRRJ)
Prof. Dr. Cláudio Antonio Monteiro (USS)

Divulgada em larga escala nos anos 1960 pelos cientistas políticos da chamada Escola Desenvolvimentista, a abordagem da cultura política vem sendo incorporada nas últimas décadas às análises de natureza historiográfica nacional.  Figurando como uma das propostas para a renovação dos estudos políticos, e após sofrer alterações na sua concepção primava,  esse campo de análise, embora não faculte respostas a todas as questões, tem se mostrado bastante profícuo em investigações voltadas para a compreensão de fatores que motivam os comportamentos políticos em diferentes épocas.
Levando em consideração as potencialidades que esse enfoque oferece, esse Mini-simpósio apresenta como proposta congregar trabalhos que, independente do objeto ou temporalidade privilegiados,  pratiquem essa abordagem


2- Fronteiras e História
Coordenação:
Prof. Dr. Ney Iared Reynaldo (UFMT)
Profa. Dra. Ana Maria Moura (USS)
Prof. Dr. Eduardo Scheidt (USS)

O presente mini-simpósio objetiva reunir e discutir trabalhos com temáticas relacionadas com fronteiras, compreendidas como uma construção histórica de determinados espaços, nos quais todos os agentes que nela vivem estabelecem uma multiplicidade de relações. Nestes espaços, Linhas e zonas sociais fronteiriças muitas vezes se interpenetram, dando as fronteiras seu caráter de duplicidade. Objetiva-se também desenvolver as possibilidades das interfaces entre a História Social das fronteiras com as suas dimensões na política e/ou na cultura.


3- Modos de governar e culturas políticas no Império Português de Antigo Regime
Coordenação:
Profa. Dra. Helidacy Maria Correa (UEMA)
Profa. Dra. Claudia Cristina Azeredo Atallah (USS)
Profa. Dra. Irenilda Cavalcanti (USS)

Este mini-simpósio visa agregar e discutir trabalhos que versem sobre as práticas governativas permeadas pela cultura do Antigo Regime e utilizadas pelas diversas instâncias administrativas por todo império português da época moderna. Aqui se reunirão reflexões sobre as iniciativas da Coroa, dos agentes régios e dos poderes locais para efetivo controle das terras e sua população, relações político-administrativas que sempre foram pautadas pelo tom da negociação e pela pluralidade dos poderes.


4- Culturas urbanas na História
Coordenação:
Prof. Dr. Jayme Lucio Fernandes Ribeiro (IFRJ e FEUC)
Prof. Leonardo Soares (USS e UFF)

Este mini simpósio procura refletir, a partir dos estudos de caso apresentados, sobre as possibilidades abertas e que ainda se abrem sobre a história urbana. Partindo do pressuposto de que não é mais suficiente e nem interessante nos interrogarmos tão somente sobre o estatuto, a natureza ou o papel da cidade no interior do sistema urbano, do quadro maior de relações sociais ou outras generalidades do tipo. Parece-nos mais frutífero investir numa via de análise que priorize indagações sobre as experiências vividas, percebidas e lidas por diferentes agentes, grupos, classes; os significados que os diferentes territórios das cidades são capazes de abrigar e os conflitos que então se desdobram; assim como os projetos de poder que perpassam as várias intervenções sofridas pelas cidades, aspecto este caro na passagem do século XIX para o XX.


5- Ditaduras e Democracias no Mundo Contemporâneo
Coordenação:
Prof. Dr. Sérgio de Sousa Montalvão (UFF)
Profa. Dra. Tatyana Maia (USS)
Prof. Dr. Fernando Rodrigues (USS)

O século XX foi marcado por profundas e rápidas transformações no campo político e econômico. Ao lado do rápido avanço do capitalismo e das inúmeras inovações tecnológicas que transformaram a vida cotidiana, todo um processo de radicalização política e ideológica fomentou regimes autoritários e discricionários, aviltando profundamente os direitos humanos há muito proclamados como símbolo máximo da modernidade. Os duros acordos de paz do fim da Grande Guerra associados à crise econômica de 1929 permitiram o avanço do pensamento conservador e fomentaram o surgimento dos fascismos e a eclosão da 2ª Guerra. No pós-guerra, a bipolarização e a Guerra Fria marcaram o contexto de aparecimento de governos autoritários e de ditaduras, sobretudo, nos países do então chamado Terceiro Mundo. O objetivo deste Mini-Simpósio é investigar esses processos de radicalização política vivenciados pelos Estados modernos no século XX assim como os movimentos de contestação às ditaduras e os processos de redemocratização no findar do século.


6- Fontes imagéticas: representação, iconografia, retórica
Coordenação:
Profa. Dra. Juliana Beatriz Almeida de Souza (UFRJ)
Prof. Dr. Jorge Victor de Araújo Souza (USS)

Nas últimas décadas, entre os historiadores, há um crescente interesse pelas imagens e suas utilizações como documentos. Noções como a de representação, abordagens iconográficas, e a aproximação da história com disciplinas como a antropologia, a linguística, e a história da arte tem afirmado a pertinência da fonte imagética para a produção historiográfica. Este mini-simpósio reunirá pesquisas que possuam fontes desta natureza como referência fundamental.
                                                                      
                            
7- Entre senzalas, canteiros e fábricas. Trabalho escravo e trabalho livre no Brasil.
Coordenação:
Prof. Dr. Marcelo Mac Cord (UFF)
Prof. Dr. Carlos Eduardo Moreira de Araújo (USS)

O trabalho escravo marcou profundamente as relações sociais, culturais, políticas e econômicas no Brasil. A escravidão indígena e africana instituída na América Portuguesa desde o período colonial provocou o turvamento da presença do trabalho livre entre os séculos XVI e XIX. A proposta deste simpósio e congregar historiadores que pesquisem o trabalho livre e o trabalho escravo sem acompanhar a clássica divisão balizada pelo fim do Império e o estabelecimento da República.  Propomos um diálogo entre os estudos sobre escravidão e o trabalho livre, escravos e trabalhadores ao longo do período.


8- História da África no Brasil e a Lei 10.639: perspectivas
Coordenação:
Prof. Dr. Amílcar  Araújo Pereira (UFRJ)
Profa. Dra. Giovana Xavier (UFRJ)
Prof. Dr. José Jorge Siqueira (USS)

A sociedade brasileira fartou-se de conviver com o mito  de uma suposta democracia racial, assim imaginada até meados do século XX. Resultante de jornadas históricas de lutas, finalmente o próprio Estado brasileiro, no governo de Fernando Henrique Cardoso, reconhece ser a sociedade preconceituosa e discriminatória face ao seu lado afro-descendente. Em 2003, no governo de Luís Inácio Lula da Silva, com a Lei 10.639, instituiu-se um marco na Educação nacional quando se dispôs sobre o ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira nos diversos segmentos da escolaridade do país. Trata-se por conseguinte de realizar uma reflexão sobre a pertinência e viabilidade de aplicação dessa Lei. Avaliar os grandes desafios que se colocam diante da magnitude da tarefa. Por em perspectiva de análise o alcance da medida tomando por consideração a agenda da democracia no país e os compromissos de sua atualização no concerto das nações.